Simultaneamente às iniciativas de outros países para atender as demandas de mobilidade urbana, começam as obras para transformar um pequeno, porém significativo, trecho da Avenida Corrientes de Buenos Aires - com sua concentração de restaurantes, teatros, livrarias e automóveis -, em uma via peatonal noturna, com faixas exclusivas para o transporte público.
Apesar dos benefícios que a prioridade ao pedestre oferece, deve-se questionar se essa ação aproveita do melhor modo possível o potencial da região? Como será a vida cotidiana no transcorrer da obra com esta importante artéria obstruída? Isso gera espaços de discussão acerca da gestão do processo de construção?
O projeto compreende duas faixas da esquerda que serão para circulação de pedestres no horário noturno, das 19:30 às 2:00, e outras duas faixas da direta destinadas exclusivamente para o transporte público, taxis e veículos para situação de emergência as 24 horas do dia, tudo a partir das seis quadras da avenida que vão desde a Avenida Callao até a Rua Libertad. Os veículos que devem ingressar nas garagens privadas na mão direita da via terão a possibilidade de circulação com uma autorização e serão criadas vagas específicas para operações de carga e descarga.
Essa iniciativa se realiza em conjunto com outras obras próximas da mesma avenida, como o alargamento de calçadas, a incorporação de áreas de descanso e a reconstrução das esquinas. As obras de construção devem terminar no transcorrer de um ano e estão previstas para abril de 2019, período no qual a região se encontrará com obstruções parciais e desvios.
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